FREI GERALDO

|


Nasceu em Angélicas, vila de Vicência, zona da mata norte de Pernambuco, em 25 de agosto de 1937, filho do Sr.Jerônimo de Araújo Lima, e de D. Josefa Primo Bezerra de Araújo Lima, ambos filhos de portugueses que para aqui vieram ainda crianças.
Quando estava com menos de dois anos, e tendo duas irmãs mais velhas, Maria do Carmo e Maria José (Irmã Clara, que é da Congregação de São Vicente de Paula) sua mãe veio a falecer.Seu pai casou, então com D.Joana Cavalcante de Melo, e desse matrimônio, Frei Geraldo tem mais quatro irmãos; José Alencar, José, Maria do Socorro e Maria Madalena.
A figura que marcou fortemente a sua infância foi a de seu Pai,  agricultor e homem extremamente religioso, que não faltava à missa, apesar das distancias e dificuldades da época. É forte em suas recordações, o fato de diariamente a família rezar o terço.
Iniciou seus estudos em Angélicas, tendo sido aluno de Dona Neuza Barata, mas não foi lá que concluiu seus estudos primários.
Após a virada do ano de 1948, Frei João Bosco, O Carm levou-o para o Seminário de Goiana-Pernambuco, onde cursou o Seminário Menor nunca se decepcionou. Lá permaneceu por seis anos, até 1954, quando em dezembro, esteve em Vicência, partindo para só voltar na Celebração de sua Primeira Missa. Veio para o Recife, onde fez o Noviciado no Convento do Carmo.Durante um ano, o noviço é testado na espiritualidade carmelitária.Segundo ele, foi um dos anos mais felizes, chegando até a desejar uma vida contemplativa.
Em 03 de fevereiro de 1956 fez seus Primeiros Votos (Votos simples), então com 18 anos. Partiu para São Paulo, para o Seminário Maior, onde, de 1956 a 1958 cursou Filosofia. Em 28 de fevereiro de 1958 fez sua Profissão Perpétua (ou solene). De 1959 a 1962, cursou Teologia, ainda em São Paulo, Neste meio tempo, em 03 de dezembro de 1961, por ter completado 24 anos, portanto, já estando apto, ordenou-se, pelas mãos de Dom Manoel Pereira, Bispo de Nazaré da Mata.Foi o pregador, Frei Mariano.
Enquanto em Camocim de São Félix, exercendo seu trabalho pastoral, estudou e formou-se em Letras Anglo-germânicas, na Faculdade de Filosofia de Caruaru – FAFICA em dezembro de 1967.
Profundo estudioso da Bíblia, fez Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifica Universidade Santo Tomas de Aquino, em Roma, no período de outubro de 1975 a julho de 1977, Sua Tesina teve por tema: “ MARIA EM CANÁ: MODELO DE ESPERANÇA” (1977).
Enquanto em Roma, trabalhou na rádio Vaticano, no período de janeiro de 1976 a julho de 1977. Ao voltar ao Brasil, em outubro de 1977, retorna a Camocim de São Félix, até 1982 o ano de 1983 encontra Frei Geraldo na Paróquia de Itaim-Bibi.
Foi o primeiro Pároco da Paróquia de Piedade, erigida em 25 de março de 1984, por Dom Hélder Câmara e instalada em 10 de junho do mesmo ano. Lá permaneceu até 21 de fevereiro de 1999, quando assumiu a Paróquia do Espinheiro, com a renuncia de Padre Arnaldo Cabral de Souza.
Ainda dentro das atividades literárias, escreveu 70 poesias, no período de 1953 a 1958, algumas publicadas em revistas; foi letrista em duas músicas; “ Sublime Estrela do Carmelo” sendo a música do Maestro M. Bezerra, e o Hino do Congresso Eucarístico da Arquidiocese de Olinda e Recife, 2000, sendo a música “Aos clarins do Congresso Sagrado” do 3º Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em Recife, no ano de 1939.
Suas atividades de professor de Curso Superior são exercidas no Seminário da Arquidiocese de Olinda e Recife, Instituto Franciscano de Olinda e na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, em Olinda, sendo na matéria, TEOLOGICA BÍBLICA. Desde 1999, já ministrou 08 cursos na Paróquia do Espinheiro: Evangelho de Marcos de Mateus, de Lucas e Atos dos Apóstolos, Apocalipse, Salmos, Pentateuco e O Profetismo. Preparou 22 apostilas, para os Cursos Paroquiais e para o Curso de Teologia Bíblica.

Achei a História na Internet e resolvi publicar! Parabéns Frei Geraldo!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Angélicas VIP® | Template Blue by TNB